• SegExplica

Câncer de mama x Plano de saúde



Outubro chegou pintando o mundo de rosa e mostrando a importância do cuidado com a saúde da mulher. A campanha Outubro Rosa tem por intuito a conscientização mundial sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo de útero. E, nós da SegSimples queremos te convidar a tomar uma atitude de mais amor consigo mesma.


O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no mundo e o mais frequente entre as mulheres, perdendo apenas para o de pele. Por isso, é de extrema importância que você faça o autoexame todos os meses, entre três e dez dias após o aparecimento da menstruação ou em uma data fixa para mulheres que não menstruam.


Essa campanha além de conscientizar sobre prevenção, visa ampliar o conhecimento de todos a favor da causa, permitindo a construção de um olhar mais crítico e com autonomia nas decisões de diagnósticos e acesso a um tratamento adequado durante o processo da cura do câncer de mama.


Planos de saúde


Se tratamento do câncer for realizado por planos de saúde, existem algumas ferramentas que podem te auxiliar na manutenção dos seus direitos:


Do diagnóstico ao tratamento


O primeiro passo é buscar um médico que atenda seu plano de saúde e que possa esclarecer dúvidas. Para isso, é possível encontrar no site do seu plano a lista de profissionais, ou ainda, entrar em contato por telefone.


Se a suspeita for de câncer de mama, por exemplo, será necessário buscar um ginecologista. Após agendar a consulta, o médico irá encaminhá-lo para centros que realizam os exames necessários custeados pelo plano de saúde. Assim que tiver o resultado, é necessário levá-lo ao profissional que irá apontar o tratamento para o câncer, ou refutar a presença do mesmo.


Confira todos os tratamentos que devem ser oferecidos por todos os planos de saúde.


  • Carência para novos planos


Planos adquiridos após conhecimento da doença, que deve ser informada no formulário de declaração da saúde ao contratar o plano, a cobertura oferecida será a parcial temporária. A não declaração pode ser considerada fraude e pode ter consequências.


Ou seja, durante o período máximo de dois anos o paciente será atendido para tratar essas doenças, menos em caso de procedimentos de alta complexidade: Leitos de alta tecnologia, como Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) e Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e cirurgias decorrentes das doenças

preexistentes.


Ainda assim, o paciente pode optar por pagar um valor adicional, denominado agravo, para cobrir esses demais procedimentos não incluídos na cobertura parcial temporária.


  • Cobertura específica do câncer por planos de saúde


Entre os procedimentos de diagnóstico precoce oferecidos pelos planos estão a mamografia, a colonoscopia, o teste de Papanicolau, além de pesquisas genéticas relativas a tipos de câncer hereditários, exames laboratoriais e consultas.


  • Para o diagnóstico


Em relação ao diagnóstico, os planos devem oferecer exames os principais exames descritos no Rol de exames exigido pela ANS.

Conheça as etapas do tratamento do câncer.


Medicações


O fornecimento das medicações poderá ser feito por distribuição via central de atendimento ou ressarcimento após aquisição pelo paciente. Cada operadora de plano de saúde estabelece seu próprio critério, portanto, é ideal conferir com o seu plano.


Procedimento reparadores


Os planos também oferecem procedimento reparadores e de reabilitação, como a reconstrução mamária após a mastectomia, e outras cirurgias reparadoras após a retirada de um tumor. O paciente pode ter acesso à atenção multiprofissional quando indicada, como psicoterapia, fisioterapia, fonoaudiologia e nutrição.


No caso da mastectomia, o procedimento pode ser feito nas duas mamas, mesmo que a doença tenha atingido apenas uma, garantindo correções, caso necessário. Porém, por ser uma cirurgia a mais, muitas pacientes têm recorrido à micropigmentação das aréolas como um procedimento a parte, com o intuito de recuperação da autoestima. É importante ressaltar que a micropigmentação não é um procedimento incluso no plano.


Demais obrigações dos planos de saúde


Saiba que não há limites para cobertura para consultas médicas e fisioterápicas, exames e número de dias em internações, mesmo que seja realizada em leitos de alta tecnologia (UTI/CTI). Os dias de internação também não podem ser limitados pelos planos de saúde, e são determinados pelo médico.


Em caso de internamento, se for menor de 18 anos ou com idade igual ou superior a 60 anos, bem como portador de necessidades especiais (no último caso, se for recomendação do médico assistente), você tem direito à cobertura de despesas de diária de um acompanhante no local da internação. As exceções são para as internações em CTI, onde não se pode contar com o benefício.


Se você ainda não tem um plano de saúde, mas deseja fazer uma cotação, clique aqui.


Ação mundial


Movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure nos Estados Unidos.


FAÇA O AUTOEXAME


Amor


Busque informações sobre o seu plano de saúde e entenda como funciona o seu corpo. Faça valer suas vontades, para que todos possam respeitar e apoiar os programas de assistência à mulher. Nós da SegSimples abraçamos essa causa e queremos que você se olhe com mais amor e cuidado.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo