• SegExplica

Quais as principais categorias de seguro auto e suas coberturas?


Neste artigo você entenderá quais são as diferenças entre as coberturas de seguro auto. Evitando assim, confusões ou dúvidas na hora de contratar um serviço, ou renovar seu seguro. Confira:


Compreensiva (Completa)


O seguro compreensivo também é conhecido como seguro completo ou seguro total. Esse produto oferece a cobertura mais ampla dentro das categorias. A cobertura compreensiva cobre o segurado em casos de colisão, incêndio, furto, roubo e danos causados pela natureza.


No entanto, existem algumas coberturas que não são indenizadas, como acessórios, rádio e rodas especiais. Para estes casos é preciso uma cobertura especial além da compreensiva. O mesmo serve para vidros, retrovisores, lanternas e faróis.


Essa modalidade cobre casos de chuva de granizo, por exemplo, pois é um dano da natureza. Algumas seguradoras retiram alguns riscos, como danos decorrentes de guerras e vandalismos. Por isso é muito importante consultar as condições gerais da sua apólice junto à sua corretora de seguros ou seguradora. *Nessa categoria, você também pode arrumar o seu veículo (caso você seja o culpado do sinistro), pelo seguro, mediante pagamento da franquia previamente estipulada na contratação da sua apólice. Normalmente os clientes avaliam se o valor do conserto vai ultrapassar o valor da franquia, se sim, compensa fazer pelo seguro.


Básica (Roubo e furto)


A cobertura chamada de básica, é conhecida também como simples ou apenas furto e roubo. É uma das mais baratas do mercado e muito indicada para pessoas que possuem veículos com 10 anos ou mais.


O seguro roubo e furto irá garantir a indenização, caso o seu carro seja furtado ou roubado e não encontrado, de acordo com o que esteja especificado na apólice. Neste tipo de contratação de seguro auto, algumas seguradoras podem solicitar que haja a instalação de um rastreador, o que pode ajudar na hora que o veículo estiver sendo procurado devido ao sinistro.


Ao contratar esse tipo de serviço, você será indenizado apenas em casos em que seu veículo não seja recuperado. Ou, caso ele seja recuperado, mas com danos que superem 75% do valor venal do carro.


Neste tipo de seguro não há proteção contra batidas ou seguro para terceiros, entre outros tipos de coberturas, pois é o produto mais simples e com a segmentação apenas para roubo e furto.


Entretanto, existem empresas como a Ituran, que oferecem o produto roubo e furto, também com a inclusão de coberturas adicionais de seguro para terceiros e perda total. Consulte o seu corretor.


Danos a Terceiros


Essa cobertura, também chamada de RCF-V (Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos), ou apenas seguro para terceiros prevê a proteção apenas de veículos danificados pelo segurado.


Ou seja, esse tipo de cobertura indeniza, dentro do valor estipulado na apólice, os danos causados a outro carro ou até pessoas, como pedestres. Com o seguro para terceiros é possível acionar a seguradora para custear o conserto do carro que sofreu a colisão, não o do segurado, ou da indenização aos pedestres, poupando que haja gastos inesperados.


Em resumo, essa modalidade é basicamente uma proteção contra batidas que você possa dar em outros carros. No seguro para terceiros é oferecido cobertura de danos materiais, danos pessoais ou corporais e danos morais. No caso de acionamento dessa cobertura para cobrir os prejuízos causados à terceiros, não tem pagamento de franquia. Bem como para acionamento de assistência 24h.


Seguro APP (Seguro de acidentes de passageiros)


O Seguro APP, é direcionado para acidentes pessoais que envolvam passageiros em casos de batidas com a necessidade de socorro, como casos graves de morte ou invalidez. Este tipo de seguro, por exemplo, é obrigatório para quem vai fazer um seguro para Carros de aplicativo.


Os acontecimentos que serão segurados são casos de morte ou invalidez, permanente ou parcial, dos passageiros, incluindo o motorista. A cobertura do seguro de acidentes pessoais a passageiros também arca com despesas médicas e hospitalares para atendimento do passageiro, caso seja necessário.


A cobertura não irá indenizar danos físicos temporários, como, um corte ou dores por conta de uma batida, sem que resulte em danos permanentes.


Gostou do artigo, já sabe qual categoria de seguro auto atende às suas necessidades? Neste artigo listamos as principais coberturas de seguro auto, porém, com a necessidade de coberturas adicionais, as seguradoras foram se adaptando e criando diversos produtos para atender as necessidades de cada cliente. Hoje, por exemplo, existe cobertura para estepe, indenização pelo valor de nota fiscal por até 180 dias para veículos zero, isenção do pagamento da primeira franquia, entre outros.


Aqui na SegSimples trabalhamos com todas as Seguradoras para montar o seguro ideal pra você! Trabalhamos com transparência e de forma simples, para que o cliente entenda o produto que está adquirindo, além de sempre estarmos disponíveis para esclarecimentos de dúvidas e questionamentos que surgirem ao longo da vigência do contrato.


Conte conosco, se você deseja fazer uma cotação clique aqui, estamos preparados para te atender.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo