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Sinistro: O que fazer nessa situação

Atualizado: 18 de Jul de 2019



O sinistro é aquilo que todos queremos evitar ao comprar um carro, mas que estamos sujeitos a enfrentar e é preciso saber como agir nesse momento para ter o melhor suporte da seguradora.


O que a seguradora considera como sinistro?


sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material e a seguradora precisa ser acionada para solucionar o problema.


Quais são os tipos de sinistro?


O sinistro pode ser classificado como Perda Parcial ou Perda Total, pela seguradora, para assim tomar as medidas cabíveis em cada caso.


A quais sinistros você está sujeito?


No seu contrato – também conhecido como apólice – você vai encontrar a lista de sinistros que o seu seguro cobre mas geralmente são esses:


1. Roubo ou Furto;

2. Colisão;

3. Incêndio;

4. Enchente;

5. Quebra de vidros, retrovisores e lanternas;

6. Atendimento a Terceiros.


Como agir em cada caso?


Roubo ou Furto


1. Não espere muito. Assim que você estiver livre de perigo, comunique à seguradora sobre o roubo ou furto que sofreu. Comunique também a Polícia e faça um Boletim de Ocorrência;


2. Em seguida, a seguradora vai analisar o ocorrido e juntamente com a polícia irá tentar recuperar o seu carro;


3. Depois disso, você deverá enviar todos os documentos que ela solicitar;


4. Terminada a análise, você é indenizado.


Colisão


1. Comunique à seguradora assim que a batida acontecer. Nesse momento você será indicado a qual oficina deve levar o seu carro e já poderá ser atendido com a cobertura de assistência 24 horas, caso você a tenha contratado. Se esta batida envolveu terceiros, você vai precisar fazer um Boletim de Ocorrência;


2. Nesse momento a seguradora avalia a situação e se terceiros foram envolvidos, é nesse momento que eles são ouvidos;


3. Seu carro será vistoriado na oficina indicada. Se outros veículos foram envolvidos, eles serão fotografados e analisados. Em caso de perda total, a seguradora vai pedir que você providencie alguns documentos;


4. A seguradora autoriza o conserto do seu carro e dos que foram envolvidos na colisão.


Incêndio


1. Comunique à seguradora e envie a documentação solicitada;


2. A seguradora vai avaliar seus documentos e os tipos de cobertura que você possui;


3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;


4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.


Enchente


1. Comunique à seguradora e envie os dados solicitados para fazer a vistoria;


2. A seguradora vai analisar seu tipo de cobertura e documentos;


3. O carro é enviado para uma oficina para uma vistoria, que pode ser a que você indique ou a que a seguradora exija. Depende do que está no seu contrato;


4. A seguradora fará a indenização correspondente a perda parcial ou total.


Quebra de vidros, retrovisores e lanternas


1. Após o incidente, comunique à seguradora, caso você tenha esse tipo de cobertura;


2. A seguradora avalia se pode trocar o item danificado;


3. Caso seja aprovado, basta agendar a troca no local indicado;


Atendimento a Terceiros


1. Primeiro comunique à seguradora sobre o acontecido e solicite o atendimento para terceiros;


2. Envie a documentação solicitada pela seguradora para fazer a vistoria;


3. Após a vistoria, a seguradora analisará o caso e fará a indenização cabível.


Como se proteger contra um sinistro?


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