• SegExplica

Você sabia que é possível indicar o condutor infrator pela internet?



A indicação do CONDUTOR é o procedimento pelo qual o proprietário do veículo comunica para a autoridade de trânsito quem dirigia o automóvel no momento da autuação. O objetivo é informar quem é o condutor INFRATOR a receber os pontos em seu prontuário.


Hoje é possível indicar o condutor infrator pela INTERNET, no site do Detran.

O site do Detran criou uma ferramenta para facilitar a vida dos proprietários de veículos que precisam realizar indicações de condutores infratores de trânsito. Esse sistema só é válido para indicar condutores responsáveis no estado de São Paulo (este serviço não contempla multas ocorridas em estradas), ou seja, só serão feitas as indicações registradas pelo Detran SP dentro dos municípios do estado.


O prazo para apresentar a condução estará descrita na própria notificação da multa. Caso não haja indicação de motorista infrator até o final do prazo estipulado o proprietário do veículo será considerados responsável pela infração cometida.


Atenção! Se o proprietário do veículo autuado for pessoa jurídica, a indicação de condutor é obrigatória. Caso não seja feita, o proprietário do veículo estará sujeito a nova multa.


  • Quem deve indicar o condutor infrator?

O proprietário do veículo quem deve indicar os dados do condutor que sofreu a multa quando não tiver sido cometida por ele. Isso permite que os pontos sejam inseridos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) correta. Caso contrário, o dono do veículo será considerado o responsável pela infração e receberá os pontos e não o condutor infrator.


  • Como realizar a solicitação no portal do Detran?

Para enviar a indicação de condutor pela internet ao Detran.SP: clique aqui,


Documentos necessários para elaborar a indicação de condutor:


  1. Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor infrator - cópia simples e legível

  2. Formulário de Identificação de condutor Infrator - original, preenchido e assinado pelo condutor (para acessar o formulário, clique aqui.)


Conclusão


Para verificar a situação da solicitação, você poderá:

Consultar o serviço online Solicitar e acompanhar indicação de condutor, desde que esteja cadastrado e faça login no site do Detran.SP.



#segsimples#segsimples #segexplica#segexplica #dicasdeblog#dicasdeblog #blogs#blogs #conhecimento#conhecimento #seguro#seguro #auto#auto #saude#saude #curiosidades#curiosidades #duvidas#duvidas #vocesabia#vocesabia #informacao#informacao #multa #detran #infracao



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo